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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Conhecimento e Religião sobre Jansenismo no Brasil


JANSENISMO:

O Jansenismo, pode ser definido sob duas perceptivas: 

1. Conjunto de princípios estabelecidos por Cornélio Jansênio (1585-1638), bispo de Ipres condenado como herege pela Igreja Católica, que enfatizam a predestinação, negam o livre-arbítrio e sustentam ser a natureza humana por si só incapaz do bem.

 2. Movimento político que se originou do jansenismo teológico e, estimulado pela oposição dos religiosos da abadia de Port-Royal a Luís XIV, prolongou-se por todo o sec. XVIII.

JANSENISMO NO BRASIL
A obra "Jansenismo no Brasil"do Padre Amarildo José de Melo, revela como o fenômeno do jansenismo marcou profundamente o catolicismo, sobretudo no Brasil. O autor aponta a centralização da moral no pecado, o medo da condenação, a moral sexual repressiva, dentre outras questões, como consequências diretas desse fenômeno. Além de mostrar a influência do jansenismo na formação do ethos católico brasileiro, o livro revela que o fenômeno pode estar voltando com outras cores e expressões.

Segundo ele, o jansenismo chegou ao Brasil via Portugal, ainda no século XVIII. Na Metrópole, a novidade ganhou força nos tempos do Marquês de Pombal, cuja reforma pedagógica impôs nas escolas primárias o uso da tradução do Catecismo de Montpellier, elaborada pelo bispo de Évora, Dom João Cosme da Cunha (1715-1783). E, não obstante fosse mais que sabido que tal Catecismo havia sido condenado pela Igreja em 21 de janeiro de 1721, o alvará de 9 de outubro de 1770, publicado na chancelaria mor, o oficializaria.

RELIGARE: CONHECIMENTO E RELIGIÃO SOBRE JANSENISMO NO BRASIL 


O Jansenismo deixou marcas profundas na moral cristã moderna e influenciou decisivamente o ethos católico brasileiro. A centralização da moral no pecado, o rigor, o medo da condenação, os escrúpulos de consciência, a dependência da confissão, a estreita ligação entre a confissão e a eucaristia, são alguns de seus sinais, junto com uma moral sexual repressiva. Uma soteriologia profundamente expiatória integra a base desta antropologia teológica. Mas o Jansenismo tem também injunções políticas, marcantes na Europa e no Brasil. Longe de ser página virada na história, ele continua como hermenêutica de vida, presente na atualidade. E pode estar voltando hoje com outras cores e expressões. 

VER
http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/viewFile/7224/6704
Amarildo José de melo, é natural de Araújos-MG, é doutor em História da Teologia Moral pela Academia Alfonsiana deRoma; mestre em Teologia; licenciado em Filosofi a; membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM); professor de Teologia Moral no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA-BH) e no Instituto Dom João Resende Costa (IDJ da PUC-Minas). Presbítero da diocese de Divinópolis-MG.

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