Pesquisar neste blogue

Translate/Traduzir

3 - BIOGRAFIA



Blaise Pascal nasceu a 19 de Junho de 1623, em Clermont-Ferrand na França, filho de Étienne Pascal e Antoniette Bejon. Com apenas três anos, Blaise perdeu a mãe e o su pai encarregou-se directamente da sua educação. Étienne, seu pai, desenvolveu um método singular na educação do filho, com exercícios de diversos tipos para despertar o a razão e ao juízo correto. Usou os jogos para ensinar várias disciplinas como a Geografia, história e filosofia. AS aulas de matemática só fizeram parte dos estudos quando este apresentou indícios de estar mais maduro.
Dessa forma, mantinha longe do menino os grossos livros de matemática, mas desde cedo Pascal teve uma curiosidade sobre aqueles "estranhos" assuntos. De conversas que ouvia ou de obras que passavam pela censura do pai, logo descobriu as maravilhas da ciência dos números. Mesmo sem professor ou livro guia, passou a desenvolver seus estudos. Certo dia, seu pai viu o jovem rapaz a desenhar figuras geométricas com carvão, várias das proposições da matemática de Euclides. Pascal chegou à 32a. fórmula proposta no livro 1 do velho sábio e por essa razão foi-lhe dada permissão para que avançasse livremente sobre aqueles ramos do conhecimento.
Pascal juntou-se aos sábios do círculo de Mersenne quando tinha apenas 13 anos de idade. Ali, pode coleccionar informações para desenvolver mais rapidamente seus trabalhos. Aos 17 anos, descobriu e publicou uma série de teoremas em geometria, fundamentais ao desenvolvimento tecnológico futuro, como por exemplo o campo da aviação. Mais tarde, para ajudar o pai, sempre ocupados com números, dedicou-se a criar uma máquina de calcular. Para que possamos imaginar a revolução causada no nosso presente, Pascal é o nome de uma importante e famosa linguagem base para computadores, usada em todo mundo. Pascal desenvolveu importantes estudos que tiveram como inspiração as descobertas do italiano Torricelli sobre a pressão atmosférica.
A partir de 1647, Pascal, dedicou todos os seus esforços à aritmética, Desenvolvendo cálculos de probabilidade, a fórmula de geometria do acaso, o conhecido Triângulo de Pascal e o tratado sobre as potências numéricas. Todo esse esforço aliado à fala de descanso arruinou a sua saúde. A partir de 1654 dedicou-se intensamente à Teologia.
Pascal faleceu aos 39 anos (1662) devido a um tumor maligno.
A sua invenção da máquina de calcular, foi muito importante para o mundo moderno. Por essa razão, foi dado o seu nome a uma linguagem informática: "linguagem Pascal".
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Blaise_Pascal

CRONOLOGIA 
1623 - Nascimento de Blaise Pascal, a 19 de Junho, em Clermont-en-Auvergne.
1625 - Mersene publica a Vérité des Ciences Contre les Sceptiques et les Pyrroniens [ Verdade das Ciências contra os céticos e os pirrónicos] 
1626 - Morte de Antoniette Begon, mãe de Pascal.
1632 - Nascimento de Espinosa.
1635-36 - Pascal começa a frequentar as reuniões da academia do padre Mersene. 
1640 - Publicação do Essay sur les coniques [Ensaio sobre as cônicas]
1641 - Descartes publica as Meditações Metafísicas.
1645 - Pascal Finaliza a máquina aritmética. 
1646 - Sob a influência de um discípulo do Abade de Saint Cyran, Guillebert, toda a família Pascal se converte em janeiro a uma religiosidade mas fervorosa. Nascimento de Leibniz, a primeiro de Julho.Em Outubro, Blaise, seu pai Etiénne e o físico P.Perite realizaram, pela primeira vez na França, a experiência de Torricelli.
1647 - na primeira primavera doença grave de Pacal. Nos dias 23 e 24 de Setembro, Descartes faz uma visita a Pascal, que ainda estava enfraquecido pela doença. Em Outubro, publicação das Novas Experiências relacionadas com o vácuo, e troca cartas com o padre Etienne Noel.
1648 - Em 19 de Setembro, experiência de Puy de Dôme, efetuada segundo as instruções de Pascal, por seu sobrinho Florin Périer.

Sem comentários: