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sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Blaise Pascal - prodígio científico e espiritual



"O coração tem suas razões que a própria razão desconhece."


"Quem precisa de Deus? O homem pode fazer isso sozinho." Assim reivindicava a filosofia racionalista que capturou a imaginação da França do século XVII. Seus campeões, Voltaire e Descartes, entre outros, tentaram criar uma visão de mundo governada completamente pela razão.

O matemático e físico francês Blaise Pascal, embora criado no auge do pensamento iluminista, achou a razão inadequada: "O último passo da razão é o reconhecimento de que há um número infinito de coisas que estão além dela". Ele concluiu: "O coração tem suas razões, que a própria razão desconhece" - uma afirmação que logo se tornou a principal crítica do racionalismo e o ponto de partida para uma defesa da fé cristã que ainda hoje influencia as pessoas.

Prodígio científico

A mãe de Pascal morreu quando ele tinha três anos e seu pai mudou com a família de Clermont-Ferrand, na França, para Paris, onde passou a ensinar Pascal e sua irmã. Aos 10 anos, Pascal iniciou alguns experimentos originais em matemática e ciências físicas. Para ajudar seu pai, que era cobrador de impostos, ele inventou o primeiro dispositivo de cálculo (alguns chamam de o primeiro "computador").

Com esta última invenção, ele fez um nome para si mesmo (aos 19 anos) E começou sua carreira científica ricamente diversa. Ele testou as teorias de Galileu e Torricelli (que descobriram os princípios do barômetro), culminando em sua famosa lei da hidráulica, que afirma que a pressão na superfície de um fluido é transmitida igualmente para todos os pontos do fluido. Ele acrescentou documentos importantes sobre o vácuo, o peso e a densidade do ar e o triângulo aritmético. Ele desenvolveu a teoria da probabilidade, que ainda é usada hoje. Ele inventou a seringa, o elevador hidráulico, e é creditado por ter inventado o relógio de pulso e mapeado a primeira rota de ônibus em Paris. 

"Noite de fogo"

Durante todo o tempo, Pascal estava explorando o mundo espiritual, que estava passando por uma revolução em toda a Europa. Enquanto o pietismo floresceu na Alemanha e a santidade wesleyana se espalhou pela Inglaterra, a França católica estava sentindo os efeitos do jansenismo - uma forma de agostinismo que ensinava a predestinação e graça divina, ao invés de boas obras, como vital para a salvação.

Em 1646, Pascal entrou em contato com o jansenismo e apresentou-o a sua irmã Jacqueline, que finalmente entrou no convento de Port-Royal, um centro do jansenismo. Pascal, no entanto, continuou a lutar espiritualmente: ele lutou com a dicotomia entre o mundo e Deus.

Então, em 23 de novembro de 1654, Pascal experimentou uma "conversão definitiva" durante uma visão da crucificação:

"Das dez e meia da noite às doze e meia... FOGO... Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacó, e não dos filósofos e sábios. Certeza. Certeza. Certeza. Sentimento. Alegria. Paz."

Ele gravou a experiência (chamada "Memorial") em um pedaço de pergaminho, que levou com ele o resto da vida, costurado dentro do casaco. Ele iniciou uma associação ao longo da vida com Port-Royal - embora, ao contrário de sua irmã, nunca tenha se tornado um "solitário".

Paixão por Cristo

Suas maiores obras não são apenas obras-primas da prosa francesa, mas também excelentes defesas da fé cristã.
Les Provinciales, 18 ensaios considerados brilhantes ironia e sátira, atacou os jesuítas e defendeu a demanda dos jansenistas por um retorno à moralidade e à crença de Agostinho na graça divina. A igreja católica colocou Les Provinciales no índice, condenando-o, mas sem reprimir a controvérsia que provocou.

Pensées, uma coleção dos "pensamentos" de Pascal que ele pretendia apresentar como uma apologia, foi publicada após sua morte. Nele, Pascal retratou a humanidade como suspensa entre miséria e grandeza, e desamparada sem Deus. As pessoas tentam evitar o abismo envolvendo-se em distrações. Pascal denunciou a ideia de que somente a razão e a ciência podem levar uma pessoa a Deus. Somente experimentando Cristo as pessoas podem conhecer a Deus.

A crença vem do "coração", que, para Pascal não era apenas sentimentos e sentimentos, mas a intuição que entende sem ter que usar a razão. E a graça de Deus faz com que isso aconteça: "Não se surpreenda ao ver pessoas simples que acreditam sem argumentar. Deus as faz amá-lo e odiar a si mesmas. Ele inclina seus corações a acreditar. Nunca acreditaremos com uma fé vigorosa e inquestionável, a menos que Deus toca nossos corações; e creremos assim que ele o fizer."

Nas Pensées, Pascal também apresenta seu famoso argumento pela fé: a aposta. Como a razão não pode dar uma certeza absoluta, argumentou ele, toda pessoa deve arriscar acreditar em alguma coisa. Quando se trata da fé cristã, ele disse, uma pessoa sábia aposta nela porque: "Se você vence, ganha tudo; se perde, não perde nada."

Voltaire e outros estudiosos denunciaram Pascal como um fanático desanimador. Incontrolável ou não, ele viveu a maior parte de sua vida com um corpo frágil, e suas muitas doenças finalmente cobraram seu preço aos 39 anos.

Fonte: https://www.christianitytoday.com/history/people/evangelistsandapologists/blaise-pascal.html. Acesso em 11/10/2019. 

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