Blaise Pascal (1623 - 1662) foi
exceção em sua época, enquanto a maioria filosofava sobre os conceitos de
Descartes, ele soube separar a ciência da religião. Viveu a ciência sem deixar
que ela fosse sua vida. Sua filosofia está relacionada com a condição humana.
Desde cedo dedicou-se ao estudo da ciência, mas foi na teologia que ele
encontrou a seu verdadeiro modo de abordar as questões de natureza teológicas e
epistemológica, tendo já no final da sua curta vida deixado aquilo que seria um
tratado inacabado, que mais tarde foi publicado sob o título de “Pensamento”,
que muitos consideram um obra com caráter apologético.
TRAGETÓRIA DE PASCAL NAS CIÊNCIAS.
Blaise Pascal foi um aristocrata de
família de magistrados. O pai, um interessado pelas ciências matemáticas, com a
viuvez decidiu consagrar-se à educação do filho. Extraordinário filósofo,
físico, escritor e matemático francês nascido em Clermont-Ferrand, Auvergne,
que como filósofo e místico criou uma das afirmações mais pronunciadas pela
humanidade nos séculos posteriores, “O coração tem razões que a própria
razão desconhece”, síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio
lógico e a emoção.
Filho de um professor de
matemática, Etienne Pascal, foi educado sobre forte influência religiosa
tornou-se extremamente ascético, escrevendo várias obras religiosas. Seu
talento precoce para as ciências físicas e o estudo da matemática, recebia em sua
casa os principais estudiosos da época. O jovem Blaise Pascal teve, assim,
excelente escola. Segundo sua irmã Gilberte, aos doze anos ele formulava, sem
recorrer a livros, as primeiras proposições da geometria euclidiana. Aos
dezesseis, escreveu um tratado sobre secções cônicas que causou espanto a
Descartes. E, aos dezoito, inventou a primeira máquina de calcular.
Acompanhou o pai quando este foi
transferido para a cidade de Ruão, onde haviam excelentes fabricantes de vidro,
e lá realizou as primeiras pesquisas no campo da física, onde também reproduziu
o trabalho de Torricelli. Desempenhou experiências sobre sons que resultaram em
um pequeno tratado (1634) e no ano seguinte chegou a dedução de 32 proposições
de geometria estabelecidas por Euclides. Publicou Essay pour
les coniques (1640), contendo o célebre teorema de
Pascal. Excelente matemático especializou-se em cálculos infinitesimais e
criou um tipo de máquina de somar que chamou de La pascaline (1642),
a primeira calculadora manual que se conhece, conservada no Conservatório de
Artes e Medidas de Paris, e inventada para auxiliar o pai que passara a ser
encarregado do controle fiscal na Normandia.
Seu pai morreria no início da
década seguinte (1951). De volta a Paris (1647), influenciado pelas
experiências de Torricelli, enunciou os primeiros trabalhos sobre o vácuo
e demonstrou as variações da pressão atmosférica. A partir de então,
desenvolveu extensivas pesquisas utilizando sifões, seringas, foles e tubos de
vários tamanhos e formas e com líquidos como água, mercúrio, óleo, vinho, ar,
etc, no vácuo e sob pressão atmosférica.
Aperfeiçoou o barômetro
de Torricelli e, na matemática, publicou o célebre Traité du
triangle arithmétique (1654). Juntamente com Pierre de Fermat,
estabeleceu as bases da teoria das probabilidades e da análise
combinatória (1654), que o holandês Huygens ampliou
posteriormente (1657).
Neste mesmo ano após
uma “visão divina”, abandonou as ciências para se dedicar exclusivamente a
teologia, e no ano seguinte recolheu-se à abadia de Port-Royal des Champs,
centro do jansenismo, só voltando às ciências após “novo
milagre” (1658). Neste período publicou seus principais livros
filosófico-religiosos: Les Provinciales (1656-1657), conjunto de 18
cartas escritas para defender o jansenista Antoine Arnauld, oponente dos
jesuítas que estava em julgamento pelos teólogos de Paris,
e Pensées (1670), um tratado sobre a espiritualidade, em que fez a
defesa do cristianismo e marcou o início de seu afastamento dos jansenistas,
facção católica inspirada em Santo Agostinho.
Como teólogo e escritor
destacarau-se como um dos mestres do racionalismo
e irracionalismo modernos e sua obra influenciou os ingleses
Charles e John Wesley, fundadores da Igreja Metodista. Um dos
seus tratados sobre hidrostática, Traité de l’équilibre des liqueurs, só
foi publicado postumamente (1663), um ano após sua morte, em Paris. Esclareceu
finalmente os princípios barométricos, da prensa hidráulica e da
transmissibilidade de pressões. Estabeleceu o princípio de Pascal que diz: “em um líquido em repouso ou
equilíbrio as variações de pressão transmitem-se igualmente e sem perdas para
todos os pontos da massa líquida. É o princípio de funcionamento do macaco
hidráulico. Na Mecânica é homenageado com a unidade de tensão mecânica ou pressão Pascal: 1Pa =
1 N/m², 105N/m² = 1 bar)”.
O jovem cientista tomava contato
com o problema que preocupava os estudiosos de seu tempo. Nos anos que se
seguiram dedicou-se exclusivamente à questão.
O “horror ao vácuo” não era uma
explicação que satisfizesse Pascal. Ele acreditava que a razão deveria estar
com os que atribuíam o fenômeno estudado por Torricelli à pressão atmosférica.
Mas não se contentava com intuições ou afirmações sem fundamento. Queria
estabelecer suas objeções aos aristotélicos em bases inatacáveis.
O primeiro passo do cientista foi
demonstrar que no alto do tubo de Torricelli não havia ar rarefeito, uma das
crenças mais difundidas na ocasião. Repetiu a experiência barométrica usando
tubos das mais variadas formas e de diâmetros diferentes. Em todos os casos a
altura da coluna de mercúrio permanecia a mesma. Se houvesse ar rarefeito nos
tubos ela deveria variar. Mas isso não acontece e, portanto, a hipótese do ar
rarefeito é inexata.
No Tratado do Equilíbrio dos
Líquidos, Pascal afirma que “os líquidos pesam conforme a sua altura”, a
pressão que exercem na base do recipiente que os contém não depende da forma e
do volume deste. Por isso, a pressão feita pelos líquidos dos recipientes ao
lado, ou dos vasos comunicantes, acima, são equivalentes, pois, nos dois casos,
a altura e a área da base são iguais.
Uma outra hipótese de Pierius,
sustentava que o mercúrio emite vapores que preenchem o alto do tubo. Pascal
refutou essa tese com uma experiência mais espetacular que a primeira. Usou
tubos de cristal de 12 metros de comprimento, presos a um mastro de navio e com
um mecanismo de contrapesos que lhe permitia virá-los depois, de cheios.
Novamente repetiu a experiência de Torricelli com água num dos tubos e vinho no
outro. Como o vinho é mais volátil, teria que equilibrar-se num nível mais
baixo que o da água, se a hipótese de Pierius fosse correta. Ocorreu justamente
o contrário. Mais uma vez Pascal triunfava. No entanto, evitava confirmar a
existência do vácuo. Apenas refutara falsas interpretações. Faltava a prova
definitiva.
Enquanto isso, o mundo da ciência
se agitava. Diversas experiências, algumas até grotescas, eram realizadas para
provar que havia vácuo no alto do tubo de Torricelli. O padre Mersenne utilizou
pássaros, moscas e outros insetos, tentando demonstrar que não sobreviveriam à
falta de ar no interior do tubo. Chegou a sugerir a construção de um barômetro
especial, no qual seria colocado um homem munido de um martelo para quebrar o
vidro em caso de perigo. As experiências tiveram resultados contraditórios: um
pássaro morreu asfixiado, mas uma mosca aparentemente morta saiu voando ao ser
retirada do tubo. Os malogros deviam-se à má qualidade do material empregado e
à inexperiência dos cientistas.
Pascal, por sua vez, envolvia-se em
polemicas com o padre jesuíta Étienne Noel, que defendia a tese aristotélica
sobre a impossibilidade de existir vácuo. Nessa discussão por meio de cartas,
começou a estabelecer as bases do que viria a ser o método experimental na
Física, corrigindo e ampliando o sistema cartesiano, excessivamente
dogmático.
Para Descartes, um raciocínio bem
conduzido é suficiente para se chegar ao conhecimento perfeito: a ciência
matemática é a chave do Universo. Já Pascal acreditava que a realidade
extravasa em todos os sentidos as possíveis fragilidades da razão: é
necessário interrogar sempre a natureza; a experiência, aliada ao raciocínio,
é o que permite chegar à compreensão dos fenômenos físicos. Mais tarde, e em
outro contexto, chegaria a estabelecer uma distinção entre o espírito
geométrico, que é o da ciência matemática, sustentado pela demonstração
racional e o espírito de finura (fïnesse), da vida e da arte, mas que é
também o espírito que leva à persuasão (onde a demonstração não cabe) e que,
por outro lado, comanda a própria aplicação prática dos conhecimentos
abstratos.
Antes de se lançar ao trabalho que
demonstraria a existência da pressão atmosférica. Pascal procurou generalizar o
problema estudado. Será que o peso do ar além de manter em equilíbrio a coluna
de mercúrio no tubo de Torricelli, não poderia ser a causa de outros fenômenos
conhecidos? Com esse objetivo, ele passou a examinar uma série de outros casos
até então explicados pelo “horror da natureza ao vácuo”. O próprio Pascal descreve
algumas dessas observações: “Um fole com todas as aberturas
fechadas é difícil de ser aberto. Se tentarmos fazê-lo sentiremos uma resistência
como se estivesse colado; quando procuramos retirar o pistão de uma seringa
fechada, ele resistirá como se estivesse preso ao fundo”.
Pascal sentiu que se encontrava
ante uma força até então desconhecida, que não se evidenciava apenas na experiência
de Torricelli, mas que aparentava ter efeitos mais gerais. Fiel a seus
princípios, o cientista só se pronunciará a respeito após uma comprovação definitiva.
A PROVA DECISIVA
“Eu imaginei uma prova que se for
corretamente executada por si só seria suficiente para esclarecer aquilo que
procuramos.” É esse o início da carta escrita por Pascal a seu cunhado Florin Perrier,
em Clermont Ferrand, pedindo-lhe que organizasse a experiência numa montanha
próxima à cidade, o Puy de Dome. Na carta tudo está explicado, previsto e
descrito com uma precisão verdadeiramente genial: “Trata-se de fazer a já conhecida
experiência do vácuo, inúmeras vezes num mesmo dia, usando o mesmo recipiente e
o mesmo mercúrio, tanto na planície como no alto de uma montanha, para
verificar se a altura do mercúrio em suspensão no tubo é igual ou diferente
nas duas situações. Como você pode ver, a experiência é decisiva. Se a altura
da coluna de mercúrio for menor no alto da montanha (tenho uma série de razões
para acreditar que seja) se concluirá necessariamente que o peso do ar é a
única causa do fenómeno e não o horror ao vácuo. É lógico que o peso do
ar no pé da montanha é maior do que no alto, a não ser que se diga que a
natureza abomina mais o vácuo na planície”.
As dificuldades para a realização
da experiência não faltavam e Pascal as reconhecia:
“É necessário escolher uma montanha
extremamente alta, perto de uma cidade, na qual se encontre uma pessoa capaz de
dar a essa prova toda a exatidão que ela requer. Se a montanha estiver
distante, será difícil transportar a cuba, os tubos e o mercúrio…”
Mas as dificuldades foram
superadas. O Puy de Dôme, próximo a Clermont Ferrand, era facilmente acessível,
sendo o local ideal para a observação. Florin Perrier, que ali vivia. Era
pessoa de confiança e já colaborara com Pascal em experiências anteriores.
Com a experiência de Puy de
Dome, Pascal, na época com 25 anos, pode provar que a pressão do ar diminui
quando aumenta a altitude, à medida que se sobe a colina.
A carta foi enviada em novembro de
1647, mas Perrier foi obrigado a viajar, devido à sua função de Conselheiro de
Corte, e somente a 19 de Setembro do ano seguinte pode realizar a experiência.
Para surpresa dos incrédulos, as previsões de Pascal foram confirmadas: “a diferença entre os níveis
indicados, simultaneamente, pelos dois barômetros de Torricelli, um na planície
e outro no alto do Puy de Dôme passava de 8 centímetros. Desta forma, a
existência da pressão atmosférica deixava de ser uma hipótese para tornar-se um
fato demonstrado experimentalmente. Em outubro, o próprio Pascal repetiria a
prova na torre de Saint Jacques, em Paris”
Apenas
quatro anos decorreram desde a experiência de Torricelli até a de
Pascal. No entanto, nesse curto espaço de tempo, graças ao novo método, o de
procurar a explicação para os fenômenos naturais na própria natureza, a Ciência
progrediu enormemente.
Da experiência no Puy de Domê
Pascal tirou algumas consequências marcantes. Concluiu, por exemplo, que com o
uso do barômetro de mercúrio “é possível saber se dois lugares distam
igualmente do centro da Terra, ou qual o mais alto e qual o mais baixo”. Pela primeira
vez era formulado o princípio da determinação de altitudes por nivelamento
barométrico.
Apesar de sua curta existência,
este brilhante cientista francês reuniu em sua personalidade duas
características aparentemente antagônicas: “o espírito geométrico, que o fez
importante físico e matemático e o espírito literário uma vez que, sendo grande
escritor, é considerado o verdadeiro fundador da prosa literária francesa”.
Fonte: http://oscientistas.wordpress.com/kit-os-cientistas/pascal-e-torricelli/ e
capítulo 6, p. 101-116 de Os Cientistas, São Paulo: Abril Cultural, 1974.
5 comentários:
Blaise Pascal apresenta uma obra científica inacabada. Pascal se limitou a apontar caminhos novos, que imediatamente abandonava. Ele poderia ter sido uma figura de maior destaque na história da matemática e da física.
Após a sua conversão, Pascal passou a dedicar-se mais às reflexões filosóficas e teológicas. Suas obras nessa área (Pensamentos e as Provinciais) são temas de debate nas academias e congregações religiosas até hoje.
Pascal em sua filosofia não quis opor a razão ao coração, e sim integrar ambos. E acreditava também ser a religião a única a dar respostas às questões colocadas pela condição humana.
Blaise Pascal inventou a calculadora mecânica em 1642. Ele concebeu-o ao tentar ajudar o seu pai que tinha sido atribuída a tarefa de reorganizar as receitas fiscais da província francesa de Haute-Normandie ; primeiro chamado Máquina Aritmética , de Pascal calculadora e mais tarde Pascaline , poderia somar e subtrair directamente e multiplicar e dividir pela repetição.
Pascal passou por 50 protótipos antes de apresentar sua primeira máquina para o público em 1645. Ele dedicou a Pierre Séguier , chanceler da França na época. Ele construiu cerca de vinte máquinas mais durante a próxima década, muitas vezes melhorando o seu design original. Nove máquinas têm sobrevivido ao longo dos séculos, sendo a maioria delas em exposição em museus europeus. Em 1649 um privilégio real , assinada por Luís XIV da França , deu-lhe a exclusividade do design e fabricação de máquinas de calcular na França.
Sua introdução iniciou o desenvolvimento de calculadoras mecânicas na Europa primeiro e depois em todo o mundo, o desenvolvimento que culminou, três séculos mais tarde, pela invenção do microprocessador desenvolvido para uma Busicom calculadora em 1971.
A indústria calculadora mecânica deve muito de suas máquinas e invenções-chave para a Pascaline. Primeira Gottfried Leibniz inventou sua rodas Leibniz após 1671 ao tentar adicionar uma multiplicação automática e recurso de divisão para o pascalina, , em seguida, Thomas de Colmar chamou sua inspiração de Pascal e Leibniz quando projetou suaArithmometer em 1820 e, finalmente, Dorr E. sentiu as rodas substituídas entrada do pascalina por colunas de chaves para inventar seu Comptometer em torno de 1887. O pascalina também foi constantemente melhorado, especialmente com as máquinas do Dr. Roth por volta de 1840, e depois com algumas máquinas portáteis até a criação do primeiras calculadoras electrónicas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Pascal's_calculator
PASCAL E A FÍSICA.
O interesse em física foi despertado pelas experiências de Evangelista Torricelli em 1644, e por sete anos ele conduziu uma série de experimentos para testar e finalmente refutar a visão aceita que a natureza abomina o vácuo. Tradicionalistas acreditavam nisto pela autoridade de Aristóteles, mas Pascal tinha cabeça aberta suficiente para testar o axioma e chegar a inesperadas conclusões. Os resultados são embaçados nos papéis sobre pressão barométrica e a pressão hidráulica.
Não menos significativo que estes resultados, é o conjunto de experiências organizadas em 1648 para medir a pressão barométrica simultaneamente em diferentes altitudes. Tubos de vidro de vários tamanhos foram fabricados, alturas ao longo das montanhas de Puy-de-Dôme em volta de Clermont cuidadosamente medidas, condições climáticas anotadas e leituras dos instrumentos verificadas duas vezes. Tudo isso é uma utilização do método experimental. Contra críticas, Pascal defendeu que as evidências de dados experimentais tem mais autoridade nas ciências naturais do que o peso das tradições. O prefácio do inacabado Treatise on the Vacuum (1651) fala disso convincentemente e faz comparação com o respeito servil das suas críticas aos Jesuítas pela tradição na ciência com as inovações deles em teologia, um assunto corretamente dependente da autoridade da revelação, das Escrituras e dos Padres.
Excelente material. Obrigado.
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