Pesquisar neste blogue

Translate/Traduzir

2 - FRAGMENTOS PASCALIANOS

ORDEM 

Laf. 1; Bru. 596, p. 3
Os salmos cantados pela terra toda. Quem dá testemunho de Maomé? Ele próprio.Jesus Cristo quer que seu testemunho seja nada. A qualidade de testemunhos torna necessário que sejam sempre, e por toda a parte, e miseráveis. Ele está só.
....................................................................
 Laf. 2; Bru. 227, p. 3
Ordem para diálogos. 
Todas as coisas mudam e se sucedem.Vós vos enganais, existem... Mas quê, não dizeis vós mesmos que o céu e os passarinhos são provas de Deus? Não. E a sua religião não o diz? Não. Pois, ainda que isso seja verdadeiro em certo sentido para alguma almas a quem Deus deu essa luz, é entretanto falso para a maioria.
..............................................................
 Laf. 4; Bru. 184, p, 4
Carta para incentivar a busca de Deus. E, a seguir, fazer procurá-lo junto aos filósofos, pirrônicos e dogmáticos que vão preparar quem o busca. 

.............................................................
Laf. 5; Bru. 247, p, 4
Ordem 
Carta de exortação a um amigo para levá-lo a buscar. E ele responderá: de que me adianta buscar, nada aparece. E responder-lhe: não desespereis. E ele responderia que ficaria feliz de encontrar alguma luz. Mas, que segundo essa religião, mesmo quando assim acreditasse, isso de nada lhe serviria. E que assim prefere não buscar. E, sobre isso, responder-lhe: A máquina. 





.........................................................
PASCAL, Blaise. Pensamentos. - 2ª ed. Apr., de notas Louis Lafuma; Trad. Mário Laranjeira, Ver. Franklin Leopoldo e Silva; Rev., da Trad. Márcia Valéria Martinez de Aguiar; Int., da edição brasileira, Franklin L. e Silva. - São Paulo: Martins Fontes, 2005. 441p. – (Paidéia).





Sem comentários: