Pesquisar neste blogue

Translate/Traduzir

segunda-feira, 11 de março de 2019

O Memoria de Pascal - publicado em 1740



Depois de participar em grupos dados à "libertinagem" e aos jogos de azar, Pascal experimentou uma revolução na sua vida. Em 1654, escapou da morte num acidente de carruagem numa das pontes de Paris. Logo depois, num êxtase espiritual, decidiu dedicar-se com fervor à militância religiosa e depois à contemplação e à oração. após a conversão, documentada de forma comovente em Memorial:


Ano da graça de 1654.
Segunda-feira, 23 de Novembro, dia de são Clemente, papa mártir, e de outros no Martirológio. 
Véspera de São Crisógono, mártir, e  outros. 
Desde cerca de dez horas e meia da noite, até por volta de meia-noite e meia.

Fogo.

Deus de Abraão, Deus de Isaac, Deus de Jacob e não dos filósofos e dos sábios.
Deum meum et Deum vestrum (1) 
Certeza, certeza, sentimento, alegria, paz.
(Deus de Jesus Cristo)
Deus de Jesus Cristo.  
Teu Deus será meu Deus
 Esquecimento do mundo e de tudo, menos de Deus.
Ele só se encontra fora das vias ensinadas no Evangelho.
Grandeza da alma humana.
 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci. 
Alegria, alegria, alegria, lágrimas de alegria.
Apartei-me d'Ele
Derliquerunt Me fontem aquae vivae (2) 
Meu Deus, me abandonareis vós.  
Não fique eu separado d'Ele eternamente.  
Esta é a vida eterna, que te conhecem como só e verdadeiro Deus e aquele que enviaste, Jesus Cristo. 
Jesus Cristo. 
Jesus Cristo. 
Separei-me d'Ele, fugi dele, renunciei, crucifiquei. 
Nunca seja eu separado dele.
Ele só se conserva pelas vias ensinadas no evangelho.
Renuncia total e suave.
etc.
Submissão total a Jesus Cristo e a meu diretor.
Eternamente em alegria para um dia de exercício na terra.
Non obliviscar sermones Tuos. (3) Amén.

Fonte: 
PASCAL, Blaise. Pensamentos. - 2ª ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 270. Laf. 913.

(1) "... vosso povo será meu povo e vosso Deus é meu Deus."
(2) "... Eles me abandonaram, a mim, fonte de água viva."
(3) "Meditarei sobre as tuas justificações, não esquecerei as tuas palavras."

1 comentário:

João Pinheiro disse...

Muito obrigado. Estava atrás desta preciosidade. Cada vez menos pessoas que sabem desta oração.