Pesquisar neste blogue

Translate/Traduzir

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ALGUNS ESTUDIOSOS DO PENSAMENTO PASCALIANO NO BRASIL


TÉDIO DIVERTIMENTO E O VAZIU
Luiz Felipe Pondé 
"Tédio é aquele fantasma que fica atrás da porta e a qualquer momento pode nos encontrar. E como tentamos escapar dele? Procurando desesperadamente por diversão. Blaise Pascal já previa que, no futuro, seriamos dominados por lazer, barulho e juventude. Para o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, Pascal acertou em cheio". 


O SER HUMANO NÃO PASSA DE DISFARCE, MENTIRA E HIPOCRISIA 
Andrei Venturini Martisn 
"Imagine se todos os homens resolvessem falar a verdade. Isso seria possível ou ao menos suportável? Para o filósofo Blaise Pascal o ser humano nada mais é do que disfarce, mentira e hipocrisia. O professor e autor Andrei Venturini Martins discute, nesse vídeo, a necessidade de mentir e o fato da verdade ser insuportável". 

AS VERTIGENS DA RAZÃO E O MISTÉRIO DA FÉ - KERKEGAARD E PASCAL
Franlin Leopoldo e Silva

"Pascal e Kierkegaard, que viveram tempos muito distintos da história da Europa, partilhavam a experiência radical de uma razão que, em seus desdobramentos, atinge enfim seus limites, seus abismos, e não se detém em suas bordas, mas neles se precipita corajosamente. A aposta de Pascal e a ironia de Kierkegaard não são apenas criações teóricas geniais, mas sobretudo experiências vividas, vertigens da razão que, com temor e tremor, confronta os mistérios do sagrado e da fé".

PASCAL, FIDEÍSTA?
Flávio Fontenelle Loque 
"Conferência 'Pascal Fideísta' do professor de história da filosofia moderna da UNIFEI Flávio Fontenelle Loque no II Colóquio sobre Ceticismo realizado na Biblioteca Nacional.

_________________________________________________________________________________

[...] Numa entrevista a Revista CULT (2010) o filósofo, Luiz Filipe Pondé, afirma que, “na França, Pascal é muito conhecido e estudado, mas fora não tanto. Na Inglaterra e no Japão existem alguns scholars pascaliano, mas, existem poucos trabalhos importantes publicados sobre Pascal fora da França”.[1] Em França podemos destacar alguns autores que ao longo dos anos dedicaram ao estudo de sua obra como Jean-Louis Bischoff, Henri Gouhier, Gérard Lebrun, Jacques Attali, Zacharie Bere, entre outros. No Brasil conhecemos algumas traduções desses autores, mas, contamos também com alguns scholares pascalianos e uma crescente produção acadêmica (artigos, dissertações e teses) nos últimos anos. Entre esses scholars podemos destacar os seguintes: Jackson de Figueiredo, Franklin Leopoldo e Silva, Luis Felipe Ponde, Luis César Olívia Guimarães, Ivinil Parraz, Andrei Venturini Martins, entre outros [...] (ROCHA, A.N.2016, p. 8).



[1] PONDÉ, Luiz Felipe. Na trajetória e obra do francês Blaise Pascal é impossível pensar sem a presença de Deus. Revista Cult – Meditações. São Paulo, 2010, março de 2010. Disponível no seguinte endereço eletrônico: < http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/meditacoes/ >. Acesso em 11/11/2014.


Sem comentários: